sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Nossa Senhora Aparecida

Acabei de celebrar a Santa Missa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (ou simplesmente Nossa Senhora Aparecida), Padroeira do nosso país.
A liturgia convida-nos a ler o livro de Ester (5,1b-2;7,2b-3), que aparece como intercessora do seu povo junto ao rei persa Assuero, suplicando que não se cumpra o desejo de Aman, primeiro ministro do rei, que já havia fixado a data para o extermínio dos judeus.
Ester é figura de Maria, que intercede em nosso favor junto do rei Jesus (e é assim que ela aparece hoje no episódio das bodas de Caná, providenciando vinho para os noivos).

O Brasil passa por uma situação crítica. Foi decretado um dia para a nossa ruína: 28 de outubro, segundo turno das eleições.
É verdade que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) é o favorito, mas também é verdade que o Fernando Haddad e o PT têm ao seu favor os meios de comunicação de massa, que não se cansam de caluniar o candidato que rejeita o comunismo, o "kit gay", a ideologia de gênero e o totalitarismo petista.
É verdade ainda que as pesquisas de intenção de voto podem ser manipuladas e - o  que é mais grave - continuamos com a lamentável urna eletrônica sem comprovante impresso, o que nos deixa em uma enorme insegurança quanto à possibilidade de fraudes, sem chance de recontagem dos votos.
Fernando Haddad não apenas espera ser eleito em segundo turno, mas deseja, em 1º de janeiro de 2019, subir a rampa do Palácio do Planalto em companhia de Lula, que já deverá ter sido posto em liberdade (!). Veja o vídeo abaixo:

No texto litúrgico da primeira leitura, a rainha Ester aproxima-se de Assuero, conquista o seu coração, toca o cetro de ouro a ela estendido e faz-lhe um pedido: "Se encontrei graças a teus olhos, ó rei, se for do teu agrado, concede-me a vida, eis o meu pedido; salva meu povo, eis o meu desejo" (Est 7,3).
O encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do rio Paraíba em 1717 faz-nos pensar:
1. Ela não "apareceu", mas deixou-se encontrar, deixou-se apanhar pelas redes dos pescadores.
2. Ela escolheu o título de Nossa Senhora da Conceição, embora o dogma da Imaculada Conceição só fosse definido em 1854 pelo Papa Pio XI.
3. Ela foi encontrada justamente no ano (1717) em que, na Inglaterra, tinha início a maçonaria tal como a conhecemos hoje. Foi um contra-ataque da Mãe do Céu à investida do Maligno.
4. Sua mensagem é silenciosa.
Ela aparece com as mãos postas em oração, a fim de indicar que essa deve ser a postura de nós, brasileiros.
Aparece pequenina e sem beleza artística, a fim de mostrar o apreço que devemos ter pelos pequeninos, a começar pelas crianças, nascidas ou por nascer.
Aparece como "imaculada", mas dizer que nós, brasileiros, devemos afastar de nosso país toda espécie de pecado (incluindo o contra a castidade) para nos apresentarmos diante do Senhor puros e sem mácula.
Ela se deixa encontrar e sacia os pescadores com peixes em abundância, indicando a superabundância de graças que ela pode derramar sobre nós por sua poderosa intercessão.

O momento é crítico. Já passamos por algo semelhante quando, nas últimas eleições presidenciais, Dilma foi reeleita contrariando todas as expectativas e sem possibilidade de apuração de fraude eletrônica.
Mas é justamente na nossa fraqueza que se manifesta o poder de Deus. Disse o Senhor a São Paulo: "Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder" (2Cor 12,9).
Peçamos a Maria a vitória sobre nossos inimigos, que já decretaram destruir a inocência das crianças, a pureza dos jovens, a santidade das famílias e fazer cair sobre nós a maldição do aborto legalizado, do uso de drogas liberado e do reconhecimento pleno uniões homossexuais, equiparadas ao matrimônio entre um só homem e uma só mulher.
Nossos adversários tem tudo: dinheiro, meios de comunicação... mas não têm a graça de Deus.
Podemos vencê-los se não abandonarmos o Santo Rosário.
Podemos vencê-los se, à semelhança dos Apóstolos, ficarmos em oração comunitária, perseverante e com Maria (cf. At 1,14).
Não descuidemos a oração, pois "a oração fervorosa do justo tem grande poder" (Tg 5,16).
E disse Jesus: "Em verdade ainda vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles" (Mt 18,19-20).


Oração pelo Brasil
Ó Maria, concebida sem pecado,
olhai pelo nosso pobre Brasil,
rogai por ele, salvai-o.
Quanto mais culpado é,
tanto mais necessidade tem ele
da vossa intercessão.
Ó Jesus, que nada negais a vossa Mãe Santíssima,
salvai o nosso pobre Brasil.

Nenhum comentário:

Nossa Senhora Aparecida

Acabei de celebrar a Santa Missa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (ou simplesmente Nossa Senhora Aparecida), Padroeira do nosso país....