segunda-feira, 6 de junho de 2022

Maria Mãe da Igreja


Hoje, segunda-feira após o Domingo de Pentecostes, a Igreja celebra, por determinação do Papa Francisco, a memória obrigatória da Bem-aventurada Virgem Maria Mãe da Igreja.

No encerramento da terceira sessão do Concílio Vaticano II, em 21 de novembro de 1964, o Papa São Paulo VI  havia glorificado a Santíssima Virgem com o título de "Mãe da Igreja".

Já havia no Missal a Missa votiva de "Maria mãe de modelo da Igreja". Esse formulário foi trazido para a memória que celebramos hoje.

A maternidade espiritual de Maria baseia-se no mistério da Encarnação, uma vez que, tendo gerado a Cristo cabeça, gerou também os membros de seus corpo místico, que é a Igreja.

Baseia-se também na oferta de seu Filho que ele fez "de pé" junto à cruz, cooperando de maneira singular com a obra da Redenção, qual nova Eva ao lado do novo Adão. "Mulher, eis o teu filho", disse-lhe Jesus ao entregá-la por Mãe ao discípulo amado e a toda a Igreja.

Por fim, baseia-se a presença de junto aos apóstolos que, no cenáculo, perseveravam unânimes em oração. Concluindo com Maria essa "novena de Pentecostes", eles receberam o Espírito Santo sob a forma de línguas de fogo e saíram entusiasmados por proclamar as maravilhas de Deus. Foi Maria quem aconchegou, com amor materno, a Igreja que nascia.

Peçamos a ela que socorra a Santa Igreja Católica neste difícil momento pelo qual passamos. Rezemos pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Peçamos a ela que nunca nos falte bons pastores, nem falte em nós a obediência a eles.

Por fim, peço orações por minha mãe Maria Teresa, internada desde o dia 24 de maio, com hematoma abdominal e trombo embolia pulmonar. Embora tivesse dado sinais de recuperação, ela não pôde sair da UTI para o quarto, por causa de uma febre cuja causa ainda é ignorada.

Maria, mãe da Igreja, rogai por nós. Maria, saúde dos enfermos, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Mais lidos