quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A história de um pesadelo

Perdi dois pacotes contendo livros e importante material bibliográfico para minha tese de doutorado em Bioética. A tragédia ocorreu assim:

Estava em Roma visitando bibliotecas e fotocopiando livros e artigos, a fim de levá-los ao Brasil e elaborar a tese de doutorado. Depois de tudo pronto, pensei em um meio de fazer todo esse precioso material chegar a Anápolis (GO), onde moro.

Tomei conhecimento de uma companhia de transporte em Roma, a Sea Air Transport SRL, dirigida pela Sra. Gilberta, que faz esse serviço em parceria com empresas aéreas, como a TAP. Fui muito bem tratado. No dia 28 de outubro de 2009, os empregados da Sea Air Transport foram até o convento onde eu estava hospedado para apanhar os seis pacotes, pesando ao todo 88 kg, contendo livros, fotocópias e uma impressora que usava nos trabalhos escolares. Um dos frades que me ajudou a empacotar o material, disse-me brincando quando a bagagem era colocada no furgão: "Esta é a última vez em que você vê essas bagagens".

A razão da brincadeira era óbvia para mim. Em janeiro de 2009 eu havia passado por um terrível pesadelo quando uma bagagem de um vôo da Bristish Aiways havia sido perdida em um aeroporto de Londres. A aflição durara do dia 7 até o dia 10 de janeiro, quando enfim a mala perdida foi reencontrada e enviada a Roma. Ocorreria isso novamente? Esse pensamento era capaz de causar calafrios.

Mas voltemos ao assunto. Eu deveria chegar de volta ao Brasil no dia 11 de novembro. Os seis pacotes viriam como "bagagem desacompanhada". Para que eu pudesse apanhá-la tão logo chegasse a Brasília, essa carga foi expedida pela TAP Cargo (um serviço de transporte de cargas da TAP) com muita antecedência, ou seja, no dia 6 de novembro.

No dia 11 de novembro, quarta-feira, cheguei a Brasília no vôo TP 173, por volta das 7h10min. Havia feito uma conexão em Lisboa. A viagem transcorreu bem, graças a Deus, e as bagagens de mão chegaram intactas. Também as duas grandes malas que trouxera no mesmo avião (bagagem acompanhada) chegaram sem problemas.

À minha espera, do lado de fora do aeroporto, estava um amigo meu que viera de Anápolis para buscar-me. Viera, não em um carro qualquer, mas em uma camioneta. Afinal, além da bagagem que trouxera comigo naquele vôo, seria preciso levar para Anápolis seis pacotes de bagagem desacompanhada, que já deveriam estar esperando por mim há muito tempo.

Depois de cumprimentar meu amigo e levar as bagagens que trouxera até a camioneta, o próximo passo foi procurar os pacotes que a TAP Cargo deveria ter trazido. Informaram-nos que, em Brasília, quem quem entregava as as cargas desacompanhadas da TAP Cargo era uma empresa chamada SATA (Serviços Auxiliares de Transporte Aéreo). Dirigi-me ao escritório da SATA e informei o código de consignamento: 047 97478636.
O empregado procurou nos papéis e nada encontrou. Digitou o número do sistema e deu-me a trágica notícia: "Dois de seus pacotes foram extraviados em Lisboa". Os outros quatro não foram remetidos ao Brasil, mas ficaram em Lisboa.

O anúncio caiu como um raio. E agora? Que deveria eu fazer? Deixei meus contatos com o escritório da SATA a fim de ser informado tão-logo os pacotes aparecessem. Tentei pegar os contatos da SATA, mas o empregado disse que infelizmente eu só poderia falar com ele pelo celular. Não havia um telefone fixo? "Sim - respondeu ele - mas está bloqueado. Só recebe chamadas". Tive a impressão de que a SATA era uma empresa à beira da falência. De fato, visitando o sítio da SATA, encontramos logo abaixo da página inicial: "Em recuperação judicial". Para quem não sabe, a recuperação judicial é a última chance que o Poder Judiciário dá a uma empresa que não consegue saldar as suas dívidas.

A situação parecia caótica. Havia perdido dois pacotes (quais dentre os seis?). E quem poderia no Brasil dar-me notícias sobre eles era uma empresa (a SATA) que mal se conseguia equilibrar financeiramente. Quando saberia - se é que saberia - alguma coisa sobre a carga extraviada?

Os dias foram passando e a aflição foi aumentando. No sábado, dia 14, resolvi apelar para a opinião pública. Enviei para minha lista de amigos uma mensagem eletrônica solicitando que escrevessem para a SATA e a TAP Cargo pedindo uma solução para o meu angustiante problema. Prontamente, dezenas de mensagens chegaram até ambas as empresas.

Na tarde do domingo, dia 15, recebi um e-mail de um empregado da SATA em Brasília dizendo: "Gostaríamos se possível que nos descrevesse os volumes para facilitar a localização". Prontamente respondi dando a descrição de cada caixa segundo a minha memória.

No dia seguinte, segunda-feira, dia 16, telefonei para o responsável pela TAP Cargo no Brasil Sr. Pedro Mendes, no Rio de Janeiro [(21) 3398-6500] e enviei-lhe um fax com os detalhes dos pacotes perdidos.

Os amigos internautas encheram a caixa postal da TAP Cargo de mensagens. Um deles, confundindo a TAP com a TAM escreveu uma mensagem com o assunto: "O que a TAM (sic) tem a nos dizer deste extravio?". Em resposta, o empregado Aldo Zanotti, da TAP Cargo na Itália, confundindo meu amigo comigo, escreveu, ainda na segunda-feira:

Exmo. Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz
Antes de tudo, lamentamos muito pelo acontecido, mas desejo esclarecer algumas coisas:
1)TAM não entra neste problema.
2) Posso garantir que Tap Cargo esta a fazer tudo o possivel quer na Itália quer em Lisboa, para encontrar os 2 pacotes em falta .
depois um outro inventario solicitado por nos em FCO. HOJE as 10.05 foi encontrado um dos dois pacotes em falta!
3) Ha uma equipa da Argol. handling agent da TAP no Aeroporto de Roma a controlar esquina por esquina.
Espero a breve possa ser solucionado definitivamente este problema.
Não eh raro que carga seja extraviada para o escritorio "lost and found " mas o primeiro inventario foi negativo.
Todas as informações foram sempre providenciada a Sea Air Transport em FCO , Sra Gilberta , que eh a nossa Cliente directa.
Não eh costume escrever directamente ao destinatario pois este contrato de transporte eh entre a TAP e a Sea Air Transport em Roma.
Isto para esclarecer muitas duvidas e responder a dezenas de email que, não sei se o Sr estar informado,
estamos a receber de Seus amigos o estudantes em relação ao extravio, com afirmações pesadas , inexactas, inutilmente criticas contra a TAP.
Não precisamos de incitamento nenhum para resolver este problema , eh suficiente a nossa profissionalidade depois decadas de trabalho no sector.
Avisaremos a Sea Air Transport de Roma com a qual estamos em contacto continuo, de qualquer novidade no asunto.
Melhores cptos.


Na terça-feira, dia 17, recebi uma mensagem eletrônica da Sea Air Transport pedindo que eu assinasse uma autorização a fim de que fossem remetidos os cinco pacotes encontrados, antes de ser encontrado o sexto. Prontamente respondi dizendo que autorizava a remessa.

Na quarta-feira, dia 18, recebi um gentil telefonema do Sr. Pedro Mendes querendo confirmar meu desejo de que a carga fosse enviada ainda incompleta. Respondi-lhe que sim, pois dependo desse material para trabalhar na tese de doutorado.

No momento, estou esperando por duas coisas:
a) a remessa dos cinco pacotes a Brasília;
b) o encontro do sexto pacote, que continua extraviado.

Todo esse sofrimento me faz pensar na aflição que Nossa Senhora e São José experimentaram quando se desencontraram com o Menino Jesus, que ficou no Templo de Jerusalém. Quanta dor os dois devem ter sentido! Pois até o extravio uma bagagem de livros e papel me aflige tanto...

Ao leitor rogo orações para que nada se perca. Sobretudo para que nada se perca de nosso sofrimento. Que Maria Santíssima, a quem confiei todos os dons recebidos de Deus, administre fielmente cada um de nossos gemidos neste vale de lágrimas.

O escravo de Jesus em Maria,
Pe. Luiz Carlos Lodi da Cruz

4 comentários:

iertes disse...

Pe. Lodi,

Lamentável o incidente; mas repudiável mesmo é o trato coroado de negligencia que costumeiramente os fornecedores e prestadores de serviços devotam ao consumidor, eterno refém da vulnerabilidade e descaso por parte da contratada.

Pena que na sua tese de doutorado, pouco provável que a empresa "responsavel"(?) pelo transporte da carga seja contemplada com votos de louvor pela colaboraçao prestada para a realizaçao de tão importante trabalho jurídico.

Que tais incidentes possam fortalecer sua missão na tutela da vida.

Abraços em Jesus e Maria Santíssima,

Iertes Meyre Gondim Pinheiro.

marissol.martins disse...

Pe. Lodi,
O que posso dizer nesse momento é que, não só estou acompanhando tua angústia, mas também estou angustiada com essa situação. Sinto que tua tese é uma parte importante da nossa causa, pois o senhor está forjando uma arma importante para a nossa batalha!
Acredito que um anjo de Deus está velando este pacote para que seja encontrado no momento certo.
Pode ter a certeza que tens grandes amigos orando, para que tua filha (tese) seja encontrada e transportada sã e salva.
Quando precisar pode contar comigo.
Abraços na Paz de Cristo, da amiga Marissol.

Sociedade Apostolado disse...

Pe. Lodi,

Continue contando com o nosso apoio e as nossas orações. Se precisar inundar a caixa de e-mails deles de novo, é só dar a ordem.


Paulo Oliveira.

Carlos disse...

Caro Padre Lodi, Salve Maria!
Faço votos e orações para que recupere logo seus pertences. Rezemos a Santo Antônio, que é infalível nestes assuntos.
Um abraço.
Carlos.

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