quinta-feira, 9 de junho de 2022

São José de Anchieta

 

Hoje celebramos o "Apóstolo do Brasil", São José de Anchieta (1534-1597), sacerdote jesuíta que dedicou sua vida à evangelização de nossa terra recém-descoberta. Escreveu na língua dos indígenas uma gramática e depois um catecismo. Grande devoto de Nossa Senhora, escrevia na areia da praia poemas em seus louvor.

A liturgia de hoje conta como Elias, depois corrigida a idolatria do rei Acab, sobe ao monte Carmelo confiante que o Senhor enviará a chuva, uma vez que a seca já se prolongava por três anos e meio. A nuvem que sobe do mar, pequenina como a mão de um homem (1Rs 18,44) e que depois enche todo o céu, é figura de Maria, cheia de graça, pela qual nos veio o Autor da Vida, "cheio de graça e de verdade".

O Evangelho hoje nos exorta ao amor fraterno e à reconciliação com o próximo, se quisermos que nossa oferta seja agradável ao Senhor. A não reconciliação pode dar lugar a uma prisão da qual não sairemos senão depois de termos pago o último centavo. Esta parece ser uma alusão ao purgatório.

Quanto à minha mãe Maria Teresa, internada na UTI, os médicos decidiram submetê-la a uma cirurgia feita com anestesia local para a colocação de um "filtro de veia cava" como tratamento para a trombose. Continua precisando de orações. Deus recompense a todos os intercessores. 


Nenhum comentário:

Mais lidos